Descobrindo que somos iniciantes no Circuito das Cascatas e Montanhas

Para ler ouvindo:
 Deafheaven - SUNBATHER
 Modest Mouse - The Moon and Antarctica

Fazia um tempo que pesquisava sobre esses roteiros de cicloturismo que vem surgindo nos últimos anos. O Circuito das Cascatas e Montanhas por ser bem próximo de Porto Alegre era um dos que mais chamava a atenção e mais de uma vez tinha pensado em percorrê-lo a pé, ao invés de bicicleta. Quando o João me convidou para ir com ele não precisei pensar muito, de bike não precisaríamos de muitos dias nem de muita logística.

O roteiro é dividido em 4 etapas que é o formato que sugerem que seja feito, iniciando por Rolante, seguindo por Riozinho, Boa Esperança, São Francisco de Paula e retornando pra Rolante. Com uma média de cerca de 35km por etapa e paradas estratégicas para pernoitar nas cidades com infraestrutura. Preferimos fazer o trajeto em menos dias e de forma autônoma, levando nossa própria comida e acampando onde fosse possível. Dividimos em 3 etapas de cerca de 50km cada, sem fazer muita questão de decidir exatamente onde pararíamos a cada dia, tornando mais solta a viagem e deixando mais liberdade para mudanças de ideias pelo caminho.

Dia 1 – Porto Alegre

Acordamos cedo e fomos até a rodoviária para pegar o ônibus até Taquara/RS. O ônibus das 07h00 estava lotado e tivemos que aguardar para pegar o das 09h00. Embarcar no ônibus com as bicicletas é sempre uma luta, para piorar a cobradora lembrava de termos embarcado outra vez e ela ter deixado claro que aquela seria a última…  estávamos tentando a sorte, com um pouco de insistência conseguimos e dessa vez sim seria a última 😛

Desembarcamos passando das 10h em Taquara, duas horas mais tarde que o planejado, e prontamente pegamos o asfalto rumo ao inicio do Circuito. No caminho a fome ia começando a corroer nossos pensamentos… o plano inicial era um lanche em algum lugar já bem pra frente do percurso, mas como tudo tinha atrasado optamos por parar num restaurante bem no pórtico de Rolante.

Todos as variações possíveis de carboidratos ingeridas, barriga cheia, sol rasgando a pele e lá vamos nós! Poucos quilômetros adiante entramos de fato no centro de Rolante, a ideia era pegar o manual do Circuito, mas obviamente em cidade pequena tudo fecha nesse horário.

Seguimos então confiando só nos logs que tinhamos baixado e nas placas informativas. O sol estava fritando nossa pele e a sensação de calor no vale de Rolante era altíssima. Me fazia lembrar do documentário que assisti outro dia sobre ultramaratonas no deserto e essa lembrança mantinha minha mente sólida.

Só por volta das 15h algumas nuvens começaram a rolar pelo céu e até trouxeram alguns pingos de chuva. Mal tínhamos começado e já estávamos enfrentando subidas íngremes e com pedras soltas que nos fizeram empurrar as bikes, algo que eu não imaginava que rolaria nesse Circuito que é classificado como de nível iniciante.

Mas já que tem montanhas tem que ter cascatas! A primeira do Circuito é a da Colônia dos Monges, em um terreno da Prefeitura, o acesso é fácil e pudemos chegar com as bicicletas quase até a água. A cascata tem uma queda de cerca de 2 metros de altura, e quando estivemos lá estava com pouca vazão então nos refrescamos direto debaixo da queda! Um banho gelado e forte massageando nossos corpos e refrescando nossas mentes! No terreno tem uma torneira onde aproveitamos para recarregar nossas garrafas e bolsas de hidratação.

A tarde ia correndo, mais e mais nuvens se acumularam no céu encobrindo totalmente o sol. Já estava chegando a hora de encontrar um lugar para passar a noite. Uma última subida íngreme já debaixo de chuva fina e gelada e encontramos uma bifurcação para uma estrada menor e nessa uma antiga estrada já há muito abandonada onde escolhemos montar nosso acampamento.

Fizemos um reconhecimento do terreno, a chuva deu uma trégua e enquanto o João armava a barraca, eu estendia o saco de bivaque, depois iniciamos a janta. Cardápio de hoje: Massa instantânea com Feijão Carioquinha Orgânico pré pronto, batata palha, azeite de oliva e pimenta, bastante pimenta.

Dia 2 – Em algum lugar no interior de Riozinho

Não foi a melhor das noites, mesmo para mim que já não durmo muito bem nem na cidade. Primeiro foi o calor dentro do saco de bivaque, depois o isolante inflável furado, então a chuva. Cansado de tentar, olhei para o relógio torcendo para que já fosse hora de acordar: 23h40. Vou ter que tentar dormir “um pouco mais” … por incrível que pareça a chuva foi a solução porque ajudou a baixar a temperatura e consegui voltar pro bivaque. Dormi, uma sucessão de cochilos e tive todos os sonhos possíveis e imagináveis, mas ainda assim dormi. As 06h eu finalmente estava farto da batalha e me pus de pé.

Logo João também despertou e começamos a organizar as coisas e tomar nosso café da manhã: Aveia hidratada com passas diversas, farinha de amendoim, chia e açúcar mascavo. Terminamos de empacotar e deixamos nosso lar inclinado na mata antes das 08h00.

Nem bem saímos e começamos a subir… o dia estava mais fresco e volta e meia garoava levemente. Poucos quilômetros depois uma placa informava que a estrada por onde devíamos seguir estava interditada. Tudo indicava que o caminho era esse e chegamos a conclusão de que a interdição fosse apenas para carros e caminhões, já que as placas não levam muito em consideração as pessoas em bicicletas. Seguimos e a estrada foi virando duas trilhas lado a lado, o mato tomando conta no meio e as pedras rolando como bem entendem sem serem compactadas pelas toneladas de aço. O nível técnico dessa parte do percurso era altíssimo, ao menos para bicicletas de cross carregadas com equipamentos de camping e comida para três dias… íamos descendo e rindo disso todo o tempo… se isso era para iniciantes, imagina o que seria para experientes?!

Seguíamos descendo por esta trilha pedregosa e cheia de curvas, me fazendo pensar o porque de subir tanto para depois descer tudo e ter que subir outra vez! Enquanto minha mente se distraia voei e só me dei por mim no chão, estirado debaixo da bike! Tudo doía e eu nem bem tinha força de tirar a bicicleta carregada de cima de mim. João veio me ajudar e fiquei ali contemplando meus esfolados e avaliando se tinha algum ferimento grave; tudo muito dolorido e esfolado e começando a inchar, mas nada grave a principio. Tentando descobrir o porque da queda percebemos que com a trepidação intensa da descida irregular um dos pneus reservas que eu levava saiu do lugar e entrou na roda dianteira me ejetando da bicicleta!  :/ Depois de uma dessas a pouca confiança que eu tinha na minha destreza em guiar minha bike por aquele terreno ficou bem balançada e a ideia de desistir começou a passar pela minha cabeça.

DSC01772 DSC01769

Mais umas curvas – e um trecho de trilha que somente pilotos de downhill em bicicletas fullsuspension poderiam encarar – e chegamos na segunda cascata do Circuito: a Cascata do Chuvisqueiro. Já caia uma chuva fina e fria à essas alturas, mas uma coisa que aprendi é “sempre mergulhe quando a oportunidade aparecer”. A Cascata do Chuvisqueiro é linda e gigantesca com 78 metros de altura, uma piscina ampla e de fácil acesso, o terreno é particular e conta com área de camping, parece que o acesso é cobrado, mas nós não pagamos nada, talvez em função da chuva não tinha movimento por lá. Daria facilmente para passar o dia inteiro por lá… mas precisávamos seguir.

Pouco adiante é a entrada para a terceira cascata, a das Três Quedas. Essa optamos por não ir para não nos atrasarmos. Falta informação muitas vezes de quão longe as Cascatas estão da estrada principal e qual a condição da estrada, para ficar mais fácil de avaliar o tempo que vai tomar. Como nossa intenção era em fazer o Circuito em 3 dias, tínhamos que manter certo ritmo.

Logo em seguida chegamos em Mascarada, uma pequena vila onde pegamos uma bifurcação para a Cascata das Andorinhas. A partir da bifurcação andamos uns 2 quilômetros por uma estrada bem embarrada que aos poucos se tornou uma trilha e por fim o caminho era pelo próprio leito do rio por cerca de 200 metros, tudo com a bicicleta cheia de tralhas nas costas. Finalmente avistamos a gruta curvada em S, como que um mini cânion que esconde a cascata das Andorinhas. Um lugar realmente único e muito bonito, como nada que eu tinha visto antes.

Voltamos pelo mesmo caminho, parando no cemitério para repor nossa água, passando novamente por Mascarada e já quase chegando em Boa Esperança encontramos uma sombra debaixo de dois grandes plátanos para fazer uma pausa para o almoço: Polenta cozida direto no molho vermelho e massa instantânea com seleta de legumes. Tiramos um tempo para uma soneca também, seria bom se esconder um pouco do sol que voltara a dar as caras e também já tínhamos completado 25km, metade da meta do dia.

Não tínhamos noção, mas nossa pausa do almoço foi justamente antes do inicio da subida da serra, a tão temida 3ª Etapa do circuito que nós resolvemos juntar no segundo dia. Em menos de 10km subimos quase 500 metros, chegando a 980 metros acima do nível do mar! Foi menos íngreme do que algumas subidas que enfrentamos no dia anterior, mas foi constante e cada curva escondia mais e mais subidas. Rapidamente a paisagem foi mudando de plantações de milho e eucalipto para plantações de pinus e volta e meia umas matas de araucárias resistindo a expansão humana. Nas beiradas da estradinha de chão agora tinham hortênsias, naturais da China e do Japão, mas que estranhamente viraram sinônimo de Serra no Rio Grande do Sul.

Quando chegamos de fato ao topo, a estrada de chão tomou grandes proporções e tinha largura suficiente para dois caminhões grandes lado a lado e não demorou para que a gente começasse a notar esse fluxo. Caminhões carregados de toras passavam volta e meia e me fizeram lembrar daqueles vídeos que mostram a construção da Transamazônica… claro, em escala um tanto menor.

Começou a chover fino e tivemos nosso primeiro pneu furado. Não consegui trocar sozinho porque meu polegar esquerdo tinha inchado muito, nesses momentos percebemos como os polegares são importantes. Com o trabalho em equipe a troca foi super ágil apesar do pneu largo não casar bem com o aro de bicicleta de estrada. Eram já umas 16h00 e começávamos a cansar e olhar para os lados da estrada buscando um esconderijo para a noite. Plantações e mais plantações de pinus e no fundinho eu me sentia meio que ludibriado por toda a propaganda que tinha sido feita sobre o trecho dos campos de cima da serra… onde eles estavam? Só o que eu via era o impacto da indústria da celulose e as árvores em linha, geometricamente plantadas por máquinas, onde nada mais vive.  Seguíamos tocando, no plano desenvolvíamos facilmente até que a chuva apertou muito e trovões começaram a soar. Paramos para pegar água na única construção em muito tempo, a sede da empresa de celulose. Aproveitamos para nos abrigar da chuva grossa e pegamos algumas dicas de alojamento em São Francisco de Paula, caso não desse certo o plano de ficar pela mata.

Água reabastecida, dicas anotadas e tempestade mais calma. Nos encasacamos e seguimos. Eu estava tão gelado e cansado que começava a achar que um hotelzinho barato em São Francisco de Paula seria uma boa pedida, não falamos sobre isso, só pedalamos e quando vimos estávamos na cidade. Paramos no Hotel barato que tinham nos indicado mas o valor era alto demais e não oferecia nada… resolvemos pedalar pela cidade em busca de alternativas. Acabamos no Corpo de Bombeiros, pedi alguma sugestão de lugar para acampar e obviamente nos ofereceram para ficar por ali mesmo.

Nos acomodamos atrás das viaturas, vestimos roupas secas e cozinhamos polenta com lentilha e seleta de legumes.

Dia 3 – São Francisco de Paula

Quem poderia reclamar, foi uma noite seca e gratuita… mas ainda assim foi conturbada. Bombeiros para lá e para cá, lampadas fluorecentes potentes ligadas e chão muito mais duro que na mata. Mas teria sido muito mais miserável qualquer outra opção já que boa parte de nossas coisas estavam molhadas.

Levantamos um pouco mais tarde e nos enrolamos para sair. A chuva que caiu à noite toda seguia forte. A etapa de hoje era principalmente de descidas e apenas uns 40km.

Sair na chuva nunca é fácil, algo que aprendemos desde cedo é não pegar chuva, do contrário você morrerá de uma gripe terrível! Mas muita gente vive pegando chuva e está vivinha, incluindo a gente 🙂

Nos encasacamos, agradecemos os bombeiros de plantão e pegamos a estrada. O dia de hoje prometia ser mais fácil em função de ser principalmente em declive, mas eu tava com receio dessa multitude de descidas molhadas, escorregadias e íngremes, nesse momento preferiria fazer força subindo.

Saindo do centro de São Chico chegamos ao Lago São Bernardo que é ponto turístico da cidade. A chuva fina e a neblina deixavam tudo com um ar ainda mais tipico. Paramos para uma foto e duas quadras mais além chegávamos de volta à estrada de chão. A partir daí descemos todo o tempo, volta e meia não tínhamos escolha senão parar um pouco e dar uma folga para nossas mãos e pastilhas de freio.
Boa parte da estrada não era tão técnica como em alguns dos trechos dos dias anteriores, mas o barro não ajudava muito na tração.

DSC01837 DSC01838

Em uma bifurcação acabamos errando o caminho e só percebemos muito pra frente o que nos fez optar por seguir por essa estrada que no fim era paralela à oficial. Chegamos por volta do meio dia e meio na RS-239 bem na altura do mesmo restaurante onde almoçamos no primeiro dia. Obviamente estávamos cansados, encharcados e com fome então resolvemos parar para o almoço.

Durante o almoço desistimos de ir pedalando de volta para Porto Alegre, as minhas marchas não trocavam mais em função do barro, não tínhamos mais freio e já estava ficando tarde para cobrir a distância toda. Optamos por pedalar até Taquara e tentar a sorte de pôr as bikes no ônibus para PoA.

Voltar pro asfalto não era algo pelo qual eu estava ansioso, depois veio a rodoviária, o ônibus e as grandes cidades que fazer parte da região metropolitana de Porto Alegre, a grande mancha cinza que encobre o mapa. Nunca é uma transição fácil e essa ainda tinha gosto de final de férias e volta à rotina.

Vou sentir falta de ter várias cascatas no meio dos meus trajetos.

O que eu levei:

Cozinha:
Fogareiro à Álcool
Panela tipo marmita de R$1,99
Pote Plástico (para auxiliar na “cozinha”)
Faca Opinel Nº 09

01 camiseta sintética manga curta
01 camiseta polar manga longa
01 cueca para dormir
Calção de corrida (pra banho)
Bretele
Par de luvas de ciclismo com dedos
Toalha de linho UL

Saco estanque 12L Silva
Saco estanque 5L Sea to Summit

DSC01744 DSC01753

4 pensamentos sobre “Descobrindo que somos iniciantes no Circuito das Cascatas e Montanhas

1. Absorvendo teus relatos e ouvindo Modest Mouse – The Moon and Antarctica, me senti no percurso com vocês, até fico com vontade de mais detalhes: os insights, as perguntas que surgem, a energia que devem sentir no meio do mato, se surgem lendas…fico pensando quais descobrimentos ha por trás deste resumido relato…
    Vou pegar todas as dicas para minha viagem 🙂

• Quando vc lê ouvindo Deafheaven da um unlock nos insights e nas lendas 🙂 Brincadeiras a parte, tu tem razão, fico andando nessa linha, não sei se quero ir pro lado do relato mais pessoal ou se foco mais em algo descritivo e que possa ser útil pra quem um dia quiser fazer a mesma rota. Tenho que ver.

• Deafheaven…muito pesado pra mim 😛
        Talvez seja eu apenas quem busca os descobrimentos…embora, tenho a sensação que vc percebe a poesia no andar.
        Eu vou continuar lendo o blog, seja descritivo, seja ele mais “fundo”, eu gosto da leveza da sua escritura 😉

2. Pingback: Link da Semana: Circuito das Cascatas e Montanhas – BikeHandling

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )